Diretrizes para autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

Cadastro
Para enviar artigo, é preciso preencher cadastro na RTCE/SC. Basta clicar no título “Registrar-se”, disponível no canto superior direito desta página, e criar um login e uma senha. Caso já seja cadastrado, efetuar o login para iniciar o processo de submissão. 

No cadastro, é importante o preenchimento de todos os campos, embora não estejam marcados como obrigatórios. São eles:
- nome completo;
- endereço postal completo;
- telefone;
- instituição/afiliação;
- link para o currículo, preferencialmente o registro no CNPq/Plataforma Lattes (caso não possua registro, você pode fazê-lo em: http://lattes.cnpq.br);
- número do registro do ORCID (caso não possua o registro, deve providenciá-lo na página: https://orcid.org/register);
- resumo da biografia; e
- no campo Cadastrar como, marcar a opção Autor.

Regras gerais
Os textos deverão ser acompanhados de arquivos individuais (separados) contendo: 
- nome do(s) autor(es), qualificação acadêmica (preferencialmente um dos autores deverá ter doutorado) e profissional, endereço completo, telefones e endereço eletrônico; 
- autorização de publicação; e 
- declaração de inexistência de conflitos de interesse

A publicação de um artigo ou de uma resenha estará condicionada à sua adequação às normas editoriais, e o simples recebimento pela RTCE/SC não obriga a sua publicação. 

Os artigos e as resenhas deverão ser inéditos e ter pertinência com o escopo da Revista, cabendo aos editores a análise da adequação.

Preferencialmente, os textos deverão ser submetidos apenas à RTCE/SC. Caso estejam em avaliação por outro periódico ou veículo, o autor deve informar no momento do envio; caso venham a ser submetidos posteriormente a outro periódico ou veículo, essa informação deve ser atualizada junto à Revista. 

A RTCE/SC reserva-se ao direito de aceitar ou de vetar qualquer original recebido, de acordo com as recomendações do seu corpo editorial, bem como ao direito de propor eventuais alterações. 

Estrutura
Os textos deverão ser redigidos em formato Word, com fonte Times New Roman, de tamanho 12, e com espaçamento entre linhas de 1,5. 

Os parágrafos devem ser justificados. 

O tamanho do papel deve ser A4, e as margens utilizadas devem ser idênticas, de 3 cm. 

O número médio de laudas é de 15 a 25 para os artigos e de 5 a 8 para as resenhas. Sugere-se conferir o modelo de artigo

Os textos devem estar revisados, além de terem sua linguagem adequada a uma publicação editorial científica. 

Os originais dos artigos devem ser apresentados de forma completa, seguindo as instruções constantes nos “Critérios para submissão de artigos” e nos “Critérios para submissão de resenhas”. 

Recomenda-se que todo destaque que se queira dar ao texto seja feito com o uso de itálico, evitando-se o negrito e o sublinhado. 

As citações (palavras, expressões, períodos) devem ser cuidadosamente conferidas pelos autores e/ou tradutores; as citações textuais longas (de mais de três linhas) devem constituir um parágrafo independente, com recuo de 2 cm à esquerda e alinhamento justificado, utilizando-se espaçamento entre linhas simples e tamanho da fonte 10; as citações textuais curtas (de até três linhas) devem ser inseridas no texto, entre aspas e sem itálico. 

As expressões em língua estrangeira deverão ser padronizadas, destacadas em itálico. 

As notas bibliográficas devem ser apresentadas no pé da página. O uso de op. cit., de ibidem e de idem nas notas bibliográficas deve ser evitado e substituído pelo nome da obra por extenso. 

ACESSO RÁPIDO