25 anos do Instituto de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina: compartilhando conhecimentos, fortalecendo o controle externo

Autores

Palavras-chave:

Escolas de Contas. Instituto de Contas. Educação. Capacitação.

Resumo

Este relato de experiência compõe a abertura das comemorações dos 25 anos de atuação do Instituto de Contas do Tribunal de Contas de Santa Catarina (Icon-TCESC), destacando sua trajetória, principais ações e desafios futuros. A reflexão parte da proximidade do aniversário da instituição e busca analisar seu desenvolvimento institucional, suas práticas pedagógicas e sua contribuição para a qualificação de servidores do TCE/SC, de unidades jurisdicionadas e de profissionais de entidades sem fins lucrativos. O texto contextualiza a criação do Icon, seu plano anual de capacitação e pós-graduação, apresenta o programa TCE Sociedade e suas ações educativas, e encerra destacando projetos atuais, como a Educação de Jovens e Adultos para colaboradores terceirizados, e a preocupação com o futuro, alinhada às perspectivas pedagógicas das Escolas de Contas em todo o Brasil.

Biografia do Autor

  • Daniela Fernanda Sbravati, Icon (Instituto de Contas - Escola de Governo) do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC)

     

    Doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Graduada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003). É professora efetiva da Secretaria Municipal da Educação de Florianópolis e atuou na Educação de Jovens e Adultos, como coordenadora do núcleo SUL II. Atualmente está à disposição do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, assessorando pedagogicamente o Icon.

  • Elisete Gesser Della Giustina Da Correggio, Icon (Instituto de Contas - Escola de Governo) do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC)

    Doutora em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Especialista em Metodologia do Estudo da História pela Faculdade São Luís (1999). Especialista em Gestão Escolar (1999-2000) pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Democracia Participativa, Organizações Populares pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006-2008). Graduada em História pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1988). Graduada em Estudos Sociais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1987). Atualmente à disposição do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, assessorando pedagogicamente o Icon.

Referências

CHAISE, Rosa Maria; BERGUE, Sandro Trescastro; CARVALHO, Sérgio Lino. Escolas de Governo: o papel pedagógico dos Tribunais de Contas e os impactos da Gestão Pública. Revista TCE-RJ, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 76-99, jan./jun. 2015. Disponível em: https://revista.tcerj.tc.br/sintese/article/view/176/172. Acesso: 15 jul. 2025.

FREIRE, Patrícia de Sá; SILVA, Talita Caetano; BRESOLIN, Graziela Grando. Gestão da Universidade Corporativa em Rede. v. 2. Florianópolis: Arquétipos, 2021. (Coleção Universidade Corporativa em Rede: da teoria à prática andragógica).

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

INSTITUTO RUI BARBOSA, 2022. Disponível em: https://irbcontas.org.br/modelagem-do-projeto-politico-pedagogico-nas-escolas-de-contas-e-desenvolvido-em-oficina-realizada-por-comite-tecnico-do-irb/. Acesso em: 15 de julho de 2025.

INSTITUTO RUI BARBOSA, 2023. Disponível em: https://irbcontas.org.br/comite-tecnico-de-aperfeicoamento-profissional-do-irb-realiza-oficina-com-foco-no-plano-de-ensino-aprendizagem/. Acesso em: 15 jul. 2025.

INSTITUTO RUI BARBOSA. Disponível em: https://irbcontas.org.br/comites/comite-tecnico-de-aperfeicoamento-profissional. Acesso em: 14 jul. 2025.

LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Pedagogia de projetos intervenção no presente. Presença Pedagógica, v. 2, n. 8, p. 25-33, 1994.

PLANO DE DESENV OLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI). Instituto de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, 2022 – 2025. Mimeografado.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP). Instituto de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, 2024. SANTA CATARINA. Lei Complementar nº 202, de 15 de dezembro de 2000. Institui a Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e adota outras providências. Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 15 dez. 2000.

SANTA CATARINA. Resolução nº TC-0108/2015.

SANTOS, Sílvio Coelho dos. Nova história de Santa Catarina. 4. ed. Florianópolis: Terceiro Milênio, 1998.

Downloads

Publicado

29-10-2025