Racismo e branquitude: considerações para início de conversa

Autores

Palavras-chave:

Racismo. Branquitude. Letramento racial.

Resumo

O artigo discute aspectos teóricos sobre as relações étnico-raciais, a partir do campo dos Estudos Críticos da Branquitude. Ele apresenta os principais fundamentos teóricos acerca dos conceitos de racismo e branquitude, especialmente no contexto histórico brasileiro, e como o letramento racial pode se constituir como instrumento importante na criação de ações antirracistas em instituições públicas no País.

Biografia do Autor

  • Carolina Cavalcanti do Nascimento, Professora de Educação das Relações Étnico-Raciais

    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (2016-2020) com foco na Educação para as Relações Étnico-Raciais, em especial nos Estudos Críticos da Branquitude. Mestre em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (2013). Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região de Joinville (2001) e Especialização em Educação e Meio Ambiente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Foi professora do Ensino Fundamental e Médio nas disciplinas de Ciências e Biologia da rede pública estadual de Santa Catarina (2002-2008), professora-colaboradora/tutoria presencial (2001-2006), professora-formadora/UAB (2013-2016) e tutora a distância/UAB (2017- 2019) do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC), e atuou como docente na Educação Escolar Quilombola, modalidade EJA (2021-2024). Atualmente, ministra cursos de Educação das Relações Étnico-Raciais. Áreas de interesse: Educação das Relações Étnico-Raciais (tema: Branquitude), Educação em Ciências, Educação Ambiental.

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Publicado

29-10-2025