Controle externo de processos legislativos: um novo papel do Tribunal de Contas no controle de constitucionalidade e legalidade
Palavras-chave:
Tribunal de Contas. Controle externo. Controle de constitucionalidade. Processo legislativo.Resumo
O artigo apresenta casos práticos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) em que foi realizado o controle externo de processos legislativos municipais e estadual, com a expedição de medidas cautelares suspendendo tanto a tramitação de projetos de leis quanto a suspensão de aplicação da lei questionada. Analisa o papel do Tribunal de Contas na atualidade, em especial o controle de constitucionalidade e legalidade que deve ser exercido pelas Cortes de Contas, de acordo com o atual posicionamento do Supremo Tribunal Federal. Ao final, demonstra como o controle externo de processos legislativos realizado pelo TCE-PR tem sido eficaz para impedir a aprovação de leis com conteúdo claramente inconstitucional, servindo como case de sucesso para outros Tribunais de Contas brasileiros.
Referências
ABRAHAM, Marcus. Curso de direito financeiro brasileiro. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2023.
CONTI, José Mauricio. A luta pelo direito financeiro. São Paulo: Blucher, 2022. Disponível em: https://www.blucher.com.br/a-luta-pelo-direito-financeiro.
DANTAS, Bruno; DIAS, Frederico. O TCU está para a lei de responsabilidade fiscal assim como o STF está para Constituição Federal. In: COÊLHO, Marcus Vinicius Furtado; ALLEMAND, Luiz Claudio; ABRAHAM, Marcus. Responsabilidade fiscal: análise da Lei Complementar nº 101/2000. Brasília: OAB, Conselho Federal, 2016.
FURTADO, Lucas Rocha. Curso de direito administrativo. 3. ed. rev. ampl. e atual. Belo Horizonte: Fórum, 2012.
LIMA, Edilberto Carlos Pontes. Curso de finanças públicas: uma abordagem contemporânea. São Paulo: Atlas, 2015.
LIMA, Luiz Henrique. Controle externo: teoria e jurisprudência para os Tribunais de Contas. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2023.
MENDES, Gilmar Ferreira. Curso de direito constitucional. 17. ed. São Paulo: SaraivaJur, 2022. (Série IDP – Linha Doutrina).
OLIVEIRA, Weder de. Curso de responsabilidade fiscal: direito, orçamento e finanças públicas. v. 1. Belo Horizonte: Fórum, 2013.
PEREIRA, Sandro Rafael Matheus. “Apagão das canetas”, inovação e controle externo: o que gestores têm a dizer?. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2022-jul-21/matheus-pereira-inovacao-controle-externo. Acesso em: 14 jul. 2025.
POMPEU, Ana. Presidente e ministros do TCU pedem a Temer que vete mudanças na LINDB. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2018-abr-18/presidente-ministros-tcu-pedem-temer-vete-lindb/. Acesso em: 14 jul. 2025.
SBERZE, André. A fiscalização do cumprimento das restrições do artigo 22 da lei de responsabilidade fiscal pelos tribunais de contas: análise da atuação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. 2023. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2023.
SBERZE, André. Intervenção do Tribunal de Contas do Estado em projeto de lei que afronta a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal: caso prático de ativismo controlador?. Encontro Brasileiro de Administração Pública, 2021. Disponível em: https://sbap.org.br/ebap/index.php/home/article/view/79. Acesso em: 14 jul. 2025.
SUNDFELD, Carlos Ari. Direito administrativo: o novo olhar da LINDB. Belo Horizonte: Fórum, 2022.
SUNDFELD, Carlos Ari; ROSILHO, André (Orgs.). Tribunal de Contas da União no direito e na realidade. São Paulo: Almedina, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
 
         
         
         
         
         
         
         
         
         
         
						 
							




 
  
  
 
 
			 
         
         
         
         
         
         
         
         
        